segunda-feira, 30 de maio de 2011

THE FABULOUS TROPICAL ACOUSTIC BAND - NEXT TO THE FIRE (2011)


Imaginem os tons verdejantes das plantas da orla, o verde-água do mar e entre eles a suavidade pastel do ocre da areia da praia, ao alto o azul do céu e nele, pairando alaranjado entre tons arroxeados, o sol ao alvorecer. Some a isso uma fogueira com seu calor e estalidos, o cheiro do mar trazido pela brisa leve e um grupo de amigos com violões fazendo versões acústicas de clássicos do rock e blues dos anos 60!

Assim nasceu a “TAB – Tropical Acoustic Band”, em 1971, mais precisamente na praia de Mar Grande, na cidade de Itaparica, no Estado da Bahia e nesse grupo estava o músico e ator carioca “Evandro Mesquita“, sendo que segundo ele: “A TAB é a lenha dessa fogueira que continuará acesa com canções que tocaremos a vida toda por puro prazer de conexão com um sentimento de uma época mágica”.

Um tanto surreal, mas muito concreto, é o álbum “Next To The Fire” (produzido em parceria com a CD-PROMO no Rio de Janeiro) que reúne dois times de primeiro escalão: seus músicos e o repertório! Na “cozinha” da banda estão Alexandre Griva (Véio), que assume as baterias e percussões, e Bruce Henri que canta em várias músicas e dá o peso aos arranjos com seu contrabaixo acústico; os solos de violão ficam por conta de Rogério Meanda. Amigo de mil fogueiras e a motivação principal para que saísse o CD, Lui Rocher dá o tom com um violão de 12 cordas e divide os vocais com Evandro Mesquita, que também toca harmônica e ukulele (instrumento havaiano de timbre suave que se parece com cavaquinho).

O nome da banda sintetiza muito bem a sonoridade presente no álbum, que incorpora uma forma tropical e acústica de tocar as músicas, tudo muito colorido, assim como o rock quando nasceu! Dentro de um caldeirão de cores quentes, por vezes lisérgicas e bem distantes do que hoje se intitula como “rock colorido”…

Por experiência própria, trata-se de um CD que se ouve repetidamente e não se cansa, com versões inusitadas que fogem até ao que poderia se esperar! Fica a dica de boa música que resgata Pink Floyd, Stones, Hendrix, Led Zeppelin, Bob Dylan, Ray Charles, JJ. Calle, Clapton, Bob Marley, The Woo, Ottis Reding e os colocam à disposição com um acréscimo indispensavelmente brazuca!




É a nova banda mais antiga das nossas vidas. Antes do começo de tudo, o resgate da energia das primeiras viagens musicais, discos, músicas e músicos que tinham e tem o poder de mudar vidas.

The Fabulous TAB é lenha dessa fogueira que continuará acesa com canções que tocaremos a vida toda por puro prazer de conexão com um sentimento de uma época mágica, conexão com uma tribo que estava nesses sonhos mesmo durante os pesadelos.



DOS MÚSICOS:          

Evandro Mesquita: Ukulele, Harmônica, voz e vocal – Tive o prazer de dividir a produção com a CDPROMO, produzir musicalmente com Alexandre Griva “Véio” e participar também como músico dessa banda de amigos de milhares de anos.  The Faboulos Tab, e o CD “Next To The Fire”, começou a ser ensaiado em 1971, em Saquarema, Angra, Itaparica, Búzios, Friburgo, Rio… Nas melhores e piores casas do ramo para deleite nosso, de amigos e amigas maravilhosas.

Lui Rocher: violão de doze, voz e vocal – Amigo e irmão camarada de mil aventuras e fogueiras.  Parceiro e ídolo do pedaço. Era o cara que sabia e sabe todas as letras de todas as músicas.  Morou fora, mas sempre esteve por dentro.  Lui foi a motivação principal para produzir o “Next To The Fire”. Um disco que estava na garganta todos esses anos.

Bruce Henri: Contrabaixo acústico, voz e vocal – Assisti numa domingueira dos anos 70, Bruce tocando com o The Out Cats. Ele cantava My Generation, do THE WHO, gaguejando melhor que Roger Daltrey e solando com seu poderoso baixo. Depois, Bruce também virou irmão com suas pousadas e muito som rolando nos bons tempos de Búzios. É o gringo mais carioca que conheço. Muito som, sol, sal, amor e água fresca.

Rogério Meanda: Violão solo – Parceiro, amigo e também guitarrista da Blitz. Competência, elegância de fino e grosso humor. Parceiro também de Cazuza. Virtuosa  generosidade sofisticada na guitarra e violão.

Alexandre Griva “Véio”: Bateria e percussão – Novo amigo que parece velho amigo. Categoria e conhecimento de veterano. Conheci-o quando produziu o “Eskute Blitz” em 2009 e por sua competência, sensibilidade e astral convidei-o para co-produzir e tocar no The Fabulous TAB. E o “Véio” encaixou na veia como uma luva “véia”. O disco foi gravado no seu Melhor do Mundo Studios. Quase ao vivo, como se estivéssemos em volta da fogueira.

Faixas:

01 – Breath In The Air
02 – Dead Flowers
03 – Little Wing
04 – Sitting On The Dock Of The Bay
05 – After Midnight
06 – Going To California
07 – Don´t Think Twice
08 – I Can´t Stop Loving You
09 – Stir It Up / Reggae Night / Three Little Birds
10 – Knocking On Heaven´s Door
11 – As Tears Go By
12 – My Generation
13 – Wild Horses
14 – Cocaine

Tipo de Arquivo: MP3
Tamanho: 50,2 MB
Download: http://www.megaupload.com/?d=QCB3LS8S

Um comentário:

  1. A primeira vez que vi/ouvi a banda foi "por acaso", esta mudando de canal, quando eles estavam tocando no programa da Angéllica (eca!!!)...puta disco.

    ResponderExcluir