sexta-feira, 20 de maio de 2011

ALICE IN CHAINS - FACELIFT (1990)


Facelift é o primeiro álbum da banda grunge de Seatle Alice in Chains após assinar contrato em 1989. Foi lançado pela Columbia Records em 21 de Agosto de 1990 e emplacou a banda ao sucesso, comum na época das chamadas "bandas de Seattle" como o Nirvana, Soundgarden, Pearl Jam e Mudhoney. Foi um marco e está entre os principais discos do movimento grunge, formado por canções cheias de significado latente de emoções e sentimentos, unidos ao instrumental e vozes tão característicos da banda.

Após sua formação em 1987 sob um som glam rock e passado por modificações quanto ao nome e posteriormente o enfoque da banda, o Alice in Chains já possuía uma base de fãs em Seatle, Washington, e com o crescente interesse de gravadoras pela cena local após bandas como Soundgarden e Mother Love Bone terem assinado contrato, o Alice in Chains logo chamou a atenção.

Em 1989, o grupo entrava em estúdio a fim de gravar seu primeiro álbum, a ser lançado de forma independente. Durante as gravações, foram abordados pelas empresárias Susan Silver e Kelly Curtis que prometeram que consiguiriam suprir as intenções da banda em assinar contrato com uma grande gravadora.

Vários representantes de gravadoras vieram a um concerto da banda em que o vocalista Layne Staley os espantou, exceto um: Nick Terzo, da Columbia Records. Pouco depois a banda assinava com a gravadora e entrava em estúdio para gravar seu álbum de estreia.

O título original do álbum era "Gash", que encontrou recusa por parte da gravadora. Então, foi escolhido o nome "Facelift" devido ao fato de muitas das canções escritas pelo Alice in Chains anteriores a gravação do álbum terem sido excluídas no estúdio e sucedidas por canções que se distinguiam drasticamente em estilo àquelas originalmente planejadas para o álbum.

Em uma entrevista da época, Jerry Cantrell comentou que o conceito original para a arte de capa era de um embrião, representando o nascimento da banda com seu primeiro álbum, mas a idéia foi deixada de lado. Um embrião seria anos mais tarde a capa para a primeira coletânea da banda, Nothing Safe: The Best of the Box (1999).



"O EMBRIÃO"


Facelift foi o primeiro álbum grunge a chegar ao Top 50 nos Estados Unidos, e o segundo (após Louther Than Love do Soundgarden) a chegar ao número 1 no Heatseekers, graças principalmente aos hits "We Die Young" e "Man in the Box".



Faixas:

01. We Die Young
02. Man In The Box
03. Sea Of Sorrow
04. Bleed The Freak
05. I Can't Remember
06. Love, Hate, Love
07. It Ain't Like That
08. Sunshine
09. Put You Down
10. Confusion
11. I Know Somethin' ('Bout You)
12. Real Thing

Layne Staley - vocal
Jerry Cantrell - guitarra, teclado, backing vocals
Mike Starr - baixo, backing vocals em 10
Sean Kinney - bateria, percussão

Músico adicional:
Kevin Shuss - backing vocals
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário