quarta-feira, 1 de junho de 2011

RED HOT CHILI PEPPERS - MOTHER'S MILK (1989)



Após assinar contrato com a gravadora EMI em 1983, o grupo Red Hot Chilli Peppers se estabelece com uma banda proeminente de funk rock com o seu álbum de estreia, The Red Hot Chili Peppers, de 1984.

Decepcionados com os resultados da produção, o vocalista Anthony Kiedis e o baixista Flea substituíram o guitarrista Jack Sherman pelo membro fundador Hillel Slovak, que tinha saído de sua banda, What Is This?, várias semanas antes. George Clinton produziu o segundo álbum, Freaky Styley (1985), que foi o primeiro trabalho de Slovak com a banda. The Uplift Mofo Party Plan, que foi lançado em 1987, viu Jack Irons, o baterista original, retornar depois dele também deixar a banda What Is This?; o álbum, um sucesso de crítica que alcançou o número 148 na Billboard 200, é o único álbum do Red Hot Chili Peppers que os membros originais gravaram juntos. Logo após a turnê que se seguiu, no entanto, Slovak morreu de uma overdose de heroína e deixou o resto do grupo em completo estado de choque; Irons, citando uma incapacidade de lidar com a morte, deixou a banda. Kiedis e Flea, também arrasados, estavam determinados a prosseguir apesar da perda de dois membros importantes. Eles escolheram De Wayne “Blackbyrd” McKnight, um amigo de Clinton e ex-membro da banda de funk Parliament, para substituir Slovak na guitarra; D. H. Peligro da banda de punk rock Dead Kennedys substituiu Irons. O empresário da banda, Lindy Goetz, percebeu que McKnight e Peligro não estavam bem no Chili Peppers, e os dois foram foram demitidos após vários meses juntos.

Kiedis e Flea encontraram um substituto para McKnight o guitarrista John Frusciante.

Flea tinha originalmente direcionado Frusciante para fazer um teste para a banda Thelonious Monster. Um ávido fã do Red Hot Chili Peppers, Frusciante era, de acordo com Flea: "um músico realmente talentoso e experiente. Ele [Frusciante] sabe toda a merda que eu não sei. Eu basicamente não sei nada sobre teoria musical e ele estudou-a até a morte, dentro e fora. Ele é um músico muito disciplinado — tudo com o que ele se importa é com sua guitarra e com seus cigarros." Flea e Kiedis tinham feito algumas jams com Frusciante duas vezes antes de contratar McKnight e Peligro. Foi só depois que McKnight e Peligro foram demitidos que o baixista e o vocalista convidadaram Frusciante para entrar na banda. Ele aceitou instantaneamente mas Frusciante não estava familiarizado com o gênero do funk: “Eu não era realmente um guitarrista de funk antes de entrar para a banda. Eu aprendi tudo o que eu precisava saber de como soar bem ao lado de Flea ao estudar Hillel tocando”. Apesar deles terem um novo guitarrista, o Chili Peppers permaneceu sem um baterista e foi forçado a manter os testes em aberto. Chad Smith, o último a ser testado, era um baterista de 1.90 de altura que, segundo Flea: "acendeu um fogo sob nossas bundas". Smith era um grande músico e o Chili Peppers acreditava que criaria uma forte relação com ele. Kiedis disse mais tarde que o teste com Smith deixou: "[a banda] em um estado de riso frenético que não poderíamos nos mexer por uma meia hora".





Mother’s Milk é o quarto álbum de estúdio da banda Red Hot Chili Peppers, foi lançado em agosto de 1989 pela EMI. Após a morte do guitarrista Hillel Slovak e da subsequente saída do baterista Jack Irons, o vocalista Anthony Kiedis e o baixista Flea se reagruparam com a adição do guitarrista John Frusciante e do baterista Chad Smith. Frusciante alterou significativamente o som da banda, colocando mais ênfase na melodia do que no ritmo, que havia dominado o material anterior da banda.

Com os dois novos integrantes, a partir de um trabalho longo e doloroso, principalmente porque Frusciante e Michel Beinhorn, o novo produtor, não se davam nada bem. Contém onze músicas e a cover de "Higer Ground" de Stevie Wonder e "Fire" de Jimi Hendrix, na qual Hillel participa. O primeiro single, "Knock me Down", foi lançado em memória de Hillel. Flea ainda toca trompete em "Subway to Venus", "Taste The Pain" e "Pretty Little Ditty". Finalmente os Peppers fizeram um álbum que fez sucesso nas paradas e vendeu 2 milhões de cópias em todo o mundo. O título do novo trabalho reflete a nova mentalidade do conjunto: "O leite materno nutre e desintoxica. Quando você o bebe, você se sente bem e saudável. E isso é o que a gente quer que nossa música represente", disse Kiedis sobre o recém lançado álbum.



O álbum foi um grande sucesso comercial, mais do que os três álbuns de estúdio anteriores do Chili Peppers combinados. Mother's Milk alcançou a posição de número 52 na Billboard 200 e recebeu amplo reconhecimento. O álbum se tornou o primeiro disco de ouro da banda no início de 1990, e foi o primeiro passo para a banda alcançar o sucesso internacional. Apesar do álbum não conseguir a mesma recepção crítica que o seu antecessor, The Uplift Mofo Party Plan, tinha recebido, Mother's Milk, de acordo com Amy Hanson do Allmusic: "mudou a maré e transformou a banda de rappers de funk-rock underground a bad boys do mainstream com um esforço aparentemente muito pequeno".



Faixas:

01. "Good Time Boys"
02. "Higher Ground" (Cover de Stevie Wonder)
03. "Subway to Venus"
04. "Magic Johnson"
05. "Nobody Weird Like Me"
06. "Knock Me Down"
07. "Taste the Pain"
08. "Stone Cold Bush"
09. "Fire" (Cover de Jimi Hendrix)
10. "Pretty Little Ditty"
11. "Punk Rock Classic"
12. "Sexy Mexican Maid"
13. "Johnny, Kick a Hole in the Sky" 

Tipo de Arquivo: MP3
Tamanho: 48,7 MB

Nenhum comentário:

Postar um comentário