quarta-feira, 3 de agosto de 2011

FEAR FACTORY - DEMANUFACTURE (1995)


O Fear Factory foi formado sob o nome Ulceration em Los Angeles, Califórnia no ano de 1989 pelo guitarrista da banda, Dino Cazares e pelo baterista Raymond Herrera..

O nome Ulceration foi escolhido pelos integrantes da banda por acharem que esse nome soava bem na época.

Em 1990, trocam o nome da banda para Fear Factory. Caracterizado por uma mistura de riffs de thrash metal (hoje em dia, soando mais Nu metal), vocais guturais que transformam-se em melódicos, batidas pulsantes marcadas pelo bumbo duplo e baixos pesados, embarcam em uma extensa turnê passando por toda a América ao lado de bandas como Pantera, Biohazard, Sepultura e Sick of it All.


Demanufacture é o segundo álbum de estúdio da banda, lançado em 1995.

É considerado um dos melhores álbuns da banda e do género musical, com riffs pesadíssimos e produção perfeita. Serviu de influência para metade das futuras bandas de metal industrial. O álbum continua explorando o conceito do homem versus a máquina, como no álbum anterior. Este álbum é a primeira aparição do baixista Christian Olde Wolbers (embora o guitarrista Dino Cazares tenha tocado o baixo no álbum), contribuindo com a faixa "Pisschrist".


Seis características de Demanufacture:

1) o FF incorpora de vez elementos de música eletrônica nas 11 faixas do álbum, mas sem exagerar ou apelar para o artificial ou sintético - Raymond Herrera , até onde eu sei, não é nenhum cyborg vindo do futuro, programado para tocar velozmente bateria.

2) Burton C. Bell, um vocalista super versátil, com uma voz excelente esbanjando melodia e peso nas canções (a última faixa é de chorar - de emoção!).

3) as guitarras marcantes de Dino Cazares, pesadas como deve obrigatoriamente ser!

4) "e o baixo?" Christian Olde Wolbers entraria posteriormente para a banda, mas as cordas mais graves nas gravações ficaram a cargo de Dino.

5) FF é uma banda obrigatória numa espécie de trilha sonora do futuro, da ficção científica dos filmes hollywoodianos, de animes como Ghost In The Shell e Bubblegum Crisis e de livros de Isaac Asimov (célebre escritor de sci-fi, autor de "Eu, Robô"). Os temas futuristas como tecnologia, ciência e robótica - a luta do homem contra a tirania e opressão da máquina - estão presentes nas letras, de autoria de Burton.

6) músicas de destaque: apenas TODAS.




Por esses fatores "Demanufacture" é um clássico e é o álbum mais importante do FF. Enfim, para se ter na discografia básica de qualquer amante de música pesada e de qualidade, sem dúvida.

Faixas:

01. DEMANUFACTURE
02. SELF BIAS RESISTOR
03. ZERO SIGNAL
04. REPLICA
05. NEW BREED
06. DOG DAY SUNRISE
07. BODY HAMMER
08. FLASHPOINT
09. H-K (HUNTER KILLER)
10.
PISSCHRIST
11. A THERAPY FOR PAIN

Burton C. Bell: Vocals
Dino Cazares: Guitars and Bass
Raymond Herrera: Drums
Christian Olde Wolbers: Bass (track 10)

Tipo de Arquivo: MP3
Tamanho: 83,28 MB



Nenhum comentário:

Postar um comentário